A VISITAR

Pinhel - Cidade Falcão

PINHEL – CIDADE FALCÃO

Em 2020, Pinhel assinalou os 250 anos da sua elevação à categoria de Cidade e assumiu também o título de Cidade do Vinho, título que manteve até 2022.

As suas origens remontam ao período calcolítico, contudo, existem no concelho vestígios mais antigos, nomeadamente as pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, em Cidadelhe.

O centro histórico da cidade, de ruas estreitas, adaptadas à morfologia do terreno, apresenta inúmeras referências patrimoniais dos períodos medieval e moderno.

As casas do século XVI, na rua de Santa Maria, atestam a presença judaica. Dos séculos XVII e XVIII, os solares, espalhados por toda a zona antiga, destacam-se da restante malha urbana pela monumentalidade e requinte decorativo.

A autenticidade da gastronomia local associada à excelência dos vinhos de Pinhel, completam o roteiro de quem visita a hospitaleira Cidade Falcão.

Fonte: Turismo Centro de Portugal

Paisagem natural

Outro dos pontos fortes do concelho de Pinhel é a natureza, a sua paisagem e biodiversidade. Em termos paisagísticos, Pinhel apresenta grandes contrastes: a par de extensas áreas cobertas de manchas graníticas (de onde se extrai o granito cinza de Pinhel), surgem vastas áreas cultivadas com grandes extensões de vinha e de olival.

Destacam-se dois cursos de água que limitam o concelho a Oeste e a Este, respectivamente: a ribeira do Massueime e o rio Côa que cortam abruptamente o planalto, formando vales encaixados onde poderão ser observados alguns exemplares protegidos de fauna e flora.

Paisagem natural
Aldeias históricas de Portugal

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Pinhel tem uma localização privilegiada para quem quiser visitar as Aldeias Históricas de Portugal situadas no distrito da Guarda.

Saiba mais aqui.

Viagem do elefante – Rota turística literária

Projeto de turismo literário no Interior, inspirado na obra A Viagem do Elefante de José Saramago, numa iniciativa desenvolvida pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional.

Juntaram-se a este projeto a Fundação José Saramago, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Lisboa, Pinhel, Sabugal, Almeida e Guarda.

Saiba mais aqui.

Viagem do Elefante