A VISITAR

PINHEL – CIDADE FALCÃO
Em 2020, Pinhel assinalou os 250 anos da sua elevação à categoria de Cidade e assumiu também o título de Cidade do Vinho, título que manteve até 2022.
As suas origens remontam ao período calcolítico, contudo, existem no concelho vestígios mais antigos, nomeadamente as pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, em Cidadelhe.
O centro histórico da cidade, de ruas estreitas, adaptadas à morfologia do terreno, apresenta inúmeras referências patrimoniais dos períodos medieval e moderno.
As casas do século XVI, na rua de Santa Maria, atestam a presença judaica. Dos séculos XVII e XVIII, os solares, espalhados por toda a zona antiga, destacam-se da restante malha urbana pela monumentalidade e requinte decorativo.
A autenticidade da gastronomia local associada à excelência dos vinhos de Pinhel, completam o roteiro de quem visita a hospitaleira Cidade Falcão.
Fonte: Turismo Centro de Portugal
Paisagem natural
Outro dos pontos fortes do concelho de Pinhel é a natureza, a sua paisagem e biodiversidade. Em termos paisagísticos, Pinhel apresenta grandes contrastes: a par de extensas áreas cobertas de manchas graníticas (de onde se extrai o granito cinza de Pinhel), surgem vastas áreas cultivadas com grandes extensões de vinha e de olival.
Destacam-se dois cursos de água que limitam o concelho a Oeste e a Este, respectivamente: a ribeira do Massueime e o rio Côa que cortam abruptamente o planalto, formando vales encaixados onde poderão ser observados alguns exemplares protegidos de fauna e flora.


ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
Pinhel tem uma localização privilegiada para quem quiser visitar as Aldeias Históricas de Portugal situadas no distrito da Guarda.
Saiba mais aqui.
Viagem do elefante – Rota turística literária
Projeto de turismo literário no Interior, inspirado na obra A Viagem do Elefante de José Saramago, numa iniciativa desenvolvida pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional.
Juntaram-se a este projeto a Fundação José Saramago, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Lisboa, Pinhel, Sabugal, Almeida e Guarda.
Saiba mais aqui.
